Resende, 05 de agosto de 2010.
Serviço de Orientação Pedagógica – 1º ano
Turmas: 103-105-106-107-108-110-111-112-117
Orientadora: Narlei Flores da Silva Ribenboim
R E L A T Ó R I O
Estratégias utilizadas
para estimulação e acompanhamento da aprendizagem
1- Planejamento Mensal das atividades em conjunto com as professoras e a Orientação Educacional.
2- Estudo de obras da Literatura Infantil:
a) Apresentação do livro infantil em formato digital no Datashow para todas as turmas;
b) Fornecimento de caderno de atividades contextualizadas no Livro Infantil para cada aluno;
c) Atividades baseadas no livro infantil aplicadas no laboratório de informática.
Livros de trabalho 2010:
- “O macaco e a mola” de Sônia Junqueira
-“O pato e o sapo” de Sônia Junqueira
-“Fome danada” de Ana Maria Machado e Claudius
-“Menino Poti” de Ana Maria Machado e Claudius
-“O rato roeu a roupa” de Ana Maria Machado e Claudius
d) Cada criança é presenteada com uma fotocópia do livro original em miniatura.
3- Caderno Circular do SOP
A cada dia letivo o caderno fica em uma sala com um dos alunos para que o mesmo registre as atividades trabalhadas.
4- Avaliação das turmas pelo SOP
Os alunos são avaliados individualmente pela orientadora pedagógica nas habilidades de leitura e escrita.
Esta avaliação é realizada no final do 1º semestre e no final do 2º semestre.
5-Para os alunos com dificuldades de aprendizagem são traçadas estratégias de recuperação paralela em parceria com professora de reforço (Ana Cristina).
6-Ditado Nota 100.
7-Prêmio Professor Alfabetizador 2010.
8- Os alunos com maior dificuldade são atendidos em pequenos grupos, semanalmente, pela OP e pela OE. Neste atendimento são aplicadas atividades do livro “Dificuldades de aprendizagem-detecção e estratégias de ajuda” de Ana Maria Salgado Gómez e Nora Espinosa Terán.
Nenhum comentário:
Postar um comentário