sábado, 7 de agosto de 2010

RELATÓRIO DO SOP/AGOSTO 2010

Resende, 05 de agosto de 2010.

Serviço de Orientação Pedagógica – 1º ano
Turmas: 103-105-106-107-108-110-111-112-117
Orientadora: Narlei Flores da Silva Ribenboim

R E L A T Ó R I O

Estratégias utilizadas
para estimulação e acompanhamento da aprendizagem

1- Planejamento Mensal das atividades em conjunto com as professoras e a Orientação Educacional.

2- Estudo de obras da Literatura Infantil:
a) Apresentação do livro infantil em formato digital no Datashow para todas as turmas;
b) Fornecimento de caderno de atividades contextualizadas no Livro Infantil para cada aluno;
c) Atividades baseadas no livro infantil aplicadas no laboratório de informática.

Livros de trabalho 2010:
- “O macaco e a mola” de Sônia Junqueira
-“O pato e o sapo” de Sônia Junqueira
-“Fome danada” de Ana Maria Machado e Claudius
-“Menino Poti” de Ana Maria Machado e Claudius
-“O rato roeu a roupa” de Ana Maria Machado e Claudius

d) Cada criança é presenteada com uma fotocópia do livro original em miniatura.

3- Caderno Circular do SOP
A cada dia letivo o caderno fica em uma sala com um dos alunos para que o mesmo registre as atividades trabalhadas.
4- Avaliação das turmas pelo SOP
Os alunos são avaliados individualmente pela orientadora pedagógica nas habilidades de leitura e escrita.
Esta avaliação é realizada no final do 1º semestre e no final do 2º semestre.

5-Para os alunos com dificuldades de aprendizagem são traçadas estratégias de recuperação paralela em parceria com professora de reforço (Ana Cristina).

6-Ditado Nota 100.

7-Prêmio Professor Alfabetizador 2010.

8- Os alunos com maior dificuldade são atendidos em pequenos grupos, semanalmente, pela OP e pela OE. Neste atendimento são aplicadas atividades do livro “Dificuldades de aprendizagem-detecção e estratégias de ajuda” de Ana Maria Salgado Gómez e Nora Espinosa Terán.

Nenhum comentário:

Postar um comentário